Translate

Beltane




É o Sabá da Fertilidade, da união que deu origem a todas as coisas do Universo.
Esse é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol.
Beltane ocorre no dia 1º de maio no hemisfério Norte e no dia 31 de outubro no hemisfério Sul, ou seja, para nós o ápice da primavera.
O Deus se apaixona pela Deusa - que é representada pela Donzela, também conhecida como "Rainha de Maio"(no hemisfério Norte) - e nessa festa copulam.
Pode ser representado através do átame introduzido no cálice ou caldeirão, símbolo masculino e feminino, respectivamente.
Para celebrar tal rito, deve-se acender duas fogueiras e passar entre elas para se livrar de todas as energias negativas. Nos tempos antigos, costumava-se atravessar os animais pequenos e de grande porte entre as fogueiras com a mesma finalidade. Daí advém o costume de "pular a fogueira" nas festas juninas. Cada família levava brasas desse fogo para sua casa. Carregando as brasas do fogo sagrado e acendendo o fogo doméstico, as pessoas compartilhavam do divino, representando uma bênção de esperança para um verão próspero e fértil, com uma colheita abundante.
Um dos símbolos de Beltane é o Maypole ou Mastro de Fitas. Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante o ritual, cada membro escolhe uma fita e devem girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-se sob a proteção dos Deuses.

A palavra Beltane se origina dos termos galeses tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses). Juntas, as duas palavras significam "fogo de Bel", ou então, mais poeticamente, "fogo no céu", o que é uma expressão que expressa bem o espírito deste sabá.

FONTE

Você poderá gostar de Magia no dia a dia

Nenhum comentário: